Oct 23, 2006

Entrevista com o Criador do Whistler


Richard Whitelock é o criador do Whistler, software que concorre à chance de ser comercializado, se ficar entre os três finalistas do concurso My Dream App. Ele nos concedeu a seguinte entrevista por e-mail. Quem não leu o post da semana passada, e quiser saber mais, clique aqui.




CL - Em primeiro lugar Richard, parabéns pela idéia. Me parece fantástica. É um software que eu pessoalmente compraria se estivesse no mercado. Mas vamos às perguntas: Qual é a sua formação? você é músico? Programador?
RW - Bem, meu diploma é em animação digital, que foi um curso híbrido em artes, matemática e programação. Um ambiente realmente criativo. Eu também estudei um pouco de programação na faculdade, antes da universidade. No entanto, foi o bastante de códigos pra mim e eu decidi me focar no lado artístico das coisas, que me levou a um emprego na indústria de videogames, onde eu tenho trabalhado nos últimos 6 anos, basicamente criando cenários 3D. Mas sempre tive uma paixão por produção musical, gosto de vários gêneros de música eletrônica, especialmente o Drum & Bass.
CL - Como você teve a idéia do Whistler? Quando?
RW - Apenas foi óbvio pra mim. Eu conheço vários programas que executam funções similares, mas eles são desajeitados, antigos, caros e tem como público-alvo os "Geeks" da música. Afinal de contas, o barato da plataforma do Mac OS X é pegar uma tecnologia complicada e fazê-la acessível a qualquer um, ao mesmo tempo que dá recursos poderosos a quem precisa. O OS X tem uma interface amigável de música no Garageband. Eu aposto que muita gente que usa o mac pela primeira vez carrega o Garageband uma vez e depois nunca mais. Imagine se o Whistler viesse embutido na suíte de aplicativos iLife? Acho que faria uma grande diferença pra muita gente.
CL - Como funciona exatamente? Alguém pode ligar um microfone no Garageband, ou em qualquer Sequencer como Logic, Cubase, Pro Tools e usar como instrumento virtual? Vai funcionar como AU ? VST ?
RW -O Whistler foi projetado para funcionar com a tecnologia MIDI padrão. O Garageband usa essa tecnologia, assim como os outros softwares que você mencionou. Em princípio o Whistler funcionaria como um aplicativo MIDI normal, totalmente independente, mas que ao invés de um teclado, ele ouve você. Mas não existe razão para não funcionar como AU também.
CL -Você tem recebido muito retorno (positivo ou negativo) do mercado da Música? Existe uma história de que a voz humana é monofônica, então o software não gravaria polifonia. O que você diria sobre isso?
RW - Bem, cantores tibetanos podem fazer melhor que monofonia, mas eles não representam a maioria.:D
Para a Versão 1, o Whistler deve ser monofônico, o que significa que ele vai gravar uma nota de cada vez, e aí construir em cima disso. Então você pode assoviar uma nota, e o Whistler produzirá um acorde daquilo, baseado em presets configuráveis.
Detecção monofônica é algo bem plausível e um objetivo para a versão 1. A possibilidade para a detecção polifônica no futuro é enorme.
CL - O que você acha da plataforma Mac? Você realçaria alguns pontos pelos quais alguém querendo produzir música compraria um Mac no lugar de um PC ? Quais são seus 3 softwares favoritos?
RW - Bem, eu tenho usado Mac desde que comprei meu iBook há 4 anos atrás. Na verdade o grande lance é o sistema OS X. Eu não compraria um Mac se rodasse OS 9, nem tenho eu um comportamento anti-Windows, eu o uso todo dia no trabalho.
No entanto, para produção musical um Mac faz muito sentido. Eles não são tão caros quanto as pessoas pensam. Especialmente agora. A grande porcentagem de músicos usando OS X significa que não faltam aplicativos. O simples fato de que o Logic só roda em Mac já é uma boa razão para muitos produtores. E também o suporte de Audio no sistema operacional é excelente. O Core Audio oferece baixa latência numa plataforma estável. Eu não me lembro de ter me preocupado com drivers durante esses anos no OS X. Em se falando de Softwares de Música, eu teria que destacar o Reason, simplesmente porque foi o primeiro no qual eu 'mergulhei' e é muito divertido de usar, você pode aprender a mexer nele rapidamente; Eu gosto muito também do Live da Ableton, basicamente pelo jeito que ele lida com o áudio, de uma maneira flexível e "solta"; Em terceiro lugar, eu destacaria o Simplechord, um pequeno aplicativo que é um banco de dados gigante de acordes.
CL - Vamos supor que você ganhe, o que eu pessoalmente espero, quando o software estará disponível para venda?
RW - Tomara!! Quanto ao lançamento, isso só com o pessoal na My Dream App.
CL - Bem Richard, boa sorte e obrigado pela entrevista. Ficamos esperando o resultado.
RW - Eu é que agradeço o apoio e o espaço.ƒ