Jan 4, 2007

You Tube Censurado? Manifesto Vozes Globais

A matéria que saiu ontem no jornal Estado de São Paulo, informa que a Justiça vai tirar o You Tube do ar no Brasil, como faz a China no bloqueio a blogs e vlogs. O curioso é que aqui a decisão teria sido baseada no caso Cicarelli. Segundo a matéria, a justiça entende que bloquear o acesso a todo o conteúdo do site é uma forma de punição pelo não pagamento de multas.

Nas últimas eleições a participação de internautas foi decisiva, e tem se mostrado cada vez mais efetiva, como forma de exercer a democracia, pressionando governantes a respeitar o dinheiro dos contribuintes, empregando-o dignamente, em prol da população. A internet como rede cooperativa e participativa ganhou há um tempo o apelido de web 2.0, considerada como um importante instrumento de transfromação social, local e globalmente. O que você acha? Opine, participe.

Pra pensar, reproduzo o manifesto do Vozes Globais, um coletivo mundial de bloggeiros e jornalistas, de todos os cantos do Globo.

"Nós acreditamos na liberdade de expressão: protegendo o direito de falar -- e o direito de ouvir. Nós acreditamos no acesso universal as ferramentas de expressão.
Para esse fim, nós queremos que todo mundo que queira se expressar tenha os mecanismos adequados -- e qualquer um que queira ouvir e entender essa mensagem, tenha os recursos para ouví-la e compreendê-la.
Graças as novas ferramentas, as formas de expressão não precisam mais ser controladas pelos que possuem os mecanismos tradicionais de publicação e distribuição, ou pelo governo que pode restringir a reflexão e a comunicação. Agora, qualquer um pode experimentar o poder da imprensa. Todos podem contar suas histórias para o mundo.
Nos queremos construir ligações entre as culturas e línguas que dividem as pessoas, para que elas se entendam mais profundamente. Nós queremos trabalhar juntos e mais efetivamente, agindo de forma mais enérgica.
Nós acreditamos no poder da comunicação direta. O elo entre indivíduos de diferentes mundos é pessoal, político e poderoso. Nós acreditamos que o diálogo através das fronteiras é essêncial para um futuro livre, justo, próspero e sustentável - para todos os cidadãos deste planeta.
Enquanto nós continuamos a trabalhar e a se expressar como indivíduos, nós também queremos identificar e promover nossos interesses e objetivos comuns. Nós nos comprometemos a respeitar, assistir, ensinar, aprender e a ouvir o próximo.
Nós somos o Global Voices" (Vozes Globais)

www.globalvoicesonline.org

Programa Tela Livre #0004

Programa Tela Livre #0003